Projeto Rio OffShore — Travessia pela preservação do Parque Nacional das Sete Ilhas

Imagens: Gabriel Sayad

Aloha! Somos dependentes da natureza. Devemos venerá-la, amá-la e respeitá-la, pois nossa sobrevivência está ligada à nossa capacidade de viver em harmonia com ela.

O Aloha não pode ser explicado, é necessário sentir o Aloha, pois as palavras em havaiano têm mana, que é uma influência espiritual, uma energia metafísica. Essa energia, ignorada pelo mundo ocidental, é cultuada no oriente na forma de "prana" na Índia, e de "chi" na China. Cada uma dessas três tradições considera essa energia vital, o alimento primordial da alma, que também sustenta o corpo.

E foi exatamente o que alguns integrantes da equipe Mana Brasil de canoa havaiana puderam vivenciar ao se engajarem junto ao projeto Rio OffShore na Travessia de 32km saindo da cidade de Búzios e terminando em Cabo Frio, na região dos lagos do Estado do Rio de Janeiro, em uma remada pela preservação ambiental das 7 ilhas sagradas que se encontram nesse trajeto.

Em nossa Prece-Ação, cada um de nós estava com o coração aberto e o nosso percurso literalmente fluiu desimpedidamente. Fomos presenteados com uma condição tão perfeitamente calma, que foi possível alcançar mesmo as partes mais remotas e desabrigadas de cada ilha, dessa região muito conhecida pelos fortes ventos e ondulações constantes.

E, assim, onde o nós anula o eu... filosofia que permeia as relações interpessoais havaianas e faz com que cada indivíduo seja e sinta-se parte da coletividade, do todo, fomos unidos pelo mar para todo o sempre. Vivenciamos a eternidade do agora a cada remada, como sugeriram Eckhart Tolle, Deepak Chopra, Dalai Lama e outros mestres da nossa história.

Seguimos com firmeza na meta de atuação através do esporte para preservação do ambiente marinho, pois só uma sociedade bem informada acerca da riqueza, do valor e da importância da biodiversidade é capaz de preservá-la, tornando-a um tema decisivo na política.

* * *

Encabeçado pela atleta Marcela Carrocino, o Rio OffShore é uma livre iniciativa que tem como objetivo inserir esportes praticados no mar, no contexto de sustentabilidade e preservação ambiental. Seu foco é a região marinha afastada da costa e sua atuação abrange todo o Estado do Rio de Janeiro.

 

 
 
 
 
 
Manda um Alô!
×